Receba as nossas novidades RSS Feed

Empresa: Quem Somos

pmr-lider-201630-10-1985 – Data da fundação da empresa “ Estabelecimentos Ribeiros Comércio de Produtos Alimentares Lda”, pelos irmãos Jorge e Cândido Ribeiro e seus pais D. Maria Raposo e Sr. António Ribeiro, com sede social no Concelho do Seixal.

Pequeno estabelecimento situado em Pinhal de Frades em forma de Mini-Mercado e comércio de cereais e rações ensacados.

Eram assim 4 empregados e possuíam 1 viatura para distribuição e transporte de mercadoria para a loja.

 

1986 – Foi alterada a denominação da empresa para “Ribeiros Comércio e Industria de Cereais, Importação e Exportação, Lda”, o objectivo era a compra de cereais a granel, sendo posteriormente limpos e ensacados. Iniciando-se assim uma fase industrial embora muito embrionária.

 

1994 – Com o aumento do negócio de cereais ensacados, foi transferida para Fernão Ferro, para uma área composta por habitações e dois armazéns toda a actividade industrial.

Aí eram limpos e ensacados os cereais e inciou-se o fabrico de misturas simples de cereais para aves ornamentais e animais de criação.

A parte administrativa e social funcionava nas habitações que entretanto foram adaptadas.

O quadro de pessoal aumentou e já eram 10 empregados e possuíam 3 camionetas.

Pela primeira vez, era admitida uma vendedora, iniciando uma nova abordagem ao mercado de cereais e das misturas de aves.

Foi ainda aberto um ponto de venda a retalho e por grosso, foi então denominada Loja 1.

1998 – Com a necessidade de expandir o negócio ás matérias primas por grosso para fabrico de rações, os proprietários da empresa Ribeiros, decidem criar uma nova empresa, a “Ribercer Transportes, Lda”, dedicando-se ao transporte de matérias primas a nível nacional e internacional.

 

2001 – O negócio corria bem a visão empreendedora consolidava-se e a necessidade de alargar ao mercado para os alimentos para animais (rações), anteriormente comercializadas mas de fabrico externo, levou a que fosse adquirida uma fábrica de rações em Beja.

Com esta compra foi aumentado o numero de vendedores, bem como os de funcionários, iniciando-se mais um processo de crescimento e consolidação do negócio com a entrada em novos mercados e segmentos de negócios.

Esta unidade foi preparada para venda directa de produtos fabricados na unidade bem como os de fabrico em Fernão Ferro, surge um segundo espaço de revenda em Beja, criou-se assim a Loja 2.

 

2008 – Com a necessidade de aumentar a quota de mercado das rações, foi adquirida uma marca comercial a “NOVA IDEAL”. Vindo assim aumentar o numero de clientes e por consequência o volume de vendas. A atividade dos vendedores começava a sofrer maior pressão, face à maior oferta de produtos que dispunham para oferecer aos clientes.

 

2009 – A então fábrica de Fernão Ferro, começou a sofrer pressão no sentido de obter as legalizações requeridas, até porque a atividade industrial tinha tido uma enorme evolução, não possível de acompanhar neste espaço.

Foi então decidido a compra de um espaço com algumas infraestruturas no Concelho do Montijo, para instalação da fábrica e todo o apoio administrativo e logístico que permitiu um crescimento sustentado da empresa nos anos seguintes.

Deu-se então início a um processo de alterações e alguma construção, de forma a dotar este espaço das condições exigidas face ás exigências do mercado.

 

2011 – Nesta data é feita a mudança dos escritórios a funcionar nas habitações adaptadas, para este novo espaço, o conforto e operacionalidade sofreram uma melhoria muito significativa.

È ainda criada uma nova área para venda direta e para retalho por grosso, Loja 3.

A logística de distribuição dos produtos, levou obrigatoriamente a um aumento da frota, exigindo mais investimentos.

É ainda aumentada a força de vendas com a entrada de mais um vendedor, e consequentemente aumentada a taxa de penetração da empresa no mercado onde se insere.

Com a constatação da boa performance do negócio de transportes de matérias primas, internacionalmente é decidido a criação de uma nova empresa, desta vez em Espanha, a “Riberotrans, S.L.”.

2012 – Com a visão de estarmos mais presentes no mercado nacional, foi aberta uma nova loja, Loja 4 em Estremoz, já com características de Loja Agrícola, sendo que mais um passo foi dado rumo ao ganho de quota de mercado de forma diversificada em região e produtos oferecidos.

Foi também efetuada uma mudança radical na imagem corporativa mas embalagens, dando um ar mais fresco e adaptado ao mercado.

 

2013 – Por questões estratégicas de gestão, a denominação social da empresa passa para S.A.

 

2014 – Reconhecendo as potencialidades do Concelho do Montijo, tanto no aspeto de possibilidades de expansão e o seu posicionamento em vias de comunicação foi mudada a Sede Social para o Concelho do Montijo.

 

2016 – Com o crescimento do negócio consolidado, a Empresa dá mais um passo no seu alargamento. Adquire uma nova área, perto da sua sede social que pretende desenvolver como Loja Agrícola de grandes dimensões, Loja 5 focada na distribuição retalhista, assim como num crescimento sustentado no sector de venda por grosso aos comerciantes da região.

À data a empresa tem 67 colaboradores com um crescimento de 15 postos de trabalho nos últimos dois anos, contribuindo de forma ativa para a criação de emprego na região. É ainda suportada em 15 viaturas que asseguram a distribuição.